grão-de-bico – Autonomia Vegana (2024)

January 31, 2015November 20, 2015Autonomia VeganaLeave a comment

grão-de-bico – Autonomia Vegana (1)

Essa receita de grão-de-bico é simples, deliciosa e super versátil, já que você pode por os legumes que quiser. Eu particularmente adoro grão-de-bico, a ponto de deixar ele cozinhando por horas na panela normal, já que aqui no México eu não tenho panela de pressão. Aliás eu também não tenho tampas, todos os utensílios de cozinha são emprestados e tenho que dar uma improvisada, como essa:

Sim, é uma panela sendo usada de tampa pra outra. E segundo a dona Glória (mãe da proprietária de onde eu e minha amiga alugamos) os feijões ficam prontos em meia hora (só que duas).Ela ensinou também a colocar água na panela de cima pra quando for secando em baixo já adicionar a água que vai estar quente, para que os feijões não fiquem duros. E nessa de improvisações andei pesquisando e vi que nessas situações o melhor é adicionar o sal por último, pois o feijão tem dificuldade de absorver água salgada. Fica a dica pra quem precisar!

De todo modo, apesar do grão-de-bico demorar pra cozinhar resolvi fazê-lo assim mesmo, e ficou uma delícia! Aqui eu usei um tubérculo chamado jícama. Ele é muito gostoso e tem uma textura crocante. Andei lendo que os mexicanos também comem ele cru com sal, limão e chile (não diga!). E bom, eu sei que não tem jícama no Brasil (ou não que eu saiba), mas ela pode ser facilmente substituída por batatas, cará, inhame, chuchu, enfim. Acho que não existe um legume que não combine com grão-de-bico ;) Então vamos para a receita:

Cozido de grão-de-bico

grão-de-bico – Autonomia Vegana (3)

Ingredientes:
– 300g de grão-de-bico deixado de molho por 12 horas
– 1 jícama ou batata ou cará ou chuchu etc.
– 1 cenoura grande
– 3 tomates
– 1/2 cebola grande
– 2 dentes de alho
– 1 colher (sobremesa) de orégano
– 1 colher (chá) de pimenta piquín
– 1 colher (chá) de pimenta doce
– sal e cheiro verde a gosto

Jícama

Modo de preparo:
1. Deixe o grão-de-bico de molho por 12 horas, depois descarte a água e o cozinhe em uma panela de pressão por 20 minutos ou em uma panela normal até que estejam macios.
2. Em outra panela refogue a cebola no óleo até que esteja macia, e em seguida acrescente o alho para que ele frite um pouco. Se você gosta dos pedacinhos de alho bem crocantes coloque ele primeiro e assim que começar a escurecer acrescente a cebola. Ele não fica dourado se colocar a cebola antes porque ela solta água e atrapalha esse processo.
3. Acrescente o grão-de-bico com um pouco da água do cozimento, a jícama ea cenoura cortadas em cubos, orégano e as pimentas que desejar (lembrando que quanto mais elas ficarem cozinhando mais forte será seu sabor).Cozinhe até que comecem a ficar macios e acrescente os tomates.
4. Quando os tomates tiverem se desmanchado e os legumes estiverem cozidos acrescente o sal e cheiro verde a gosto. Está pronto para servir.

October 13, 2014October 13, 2014Autonomia VeganaLeave a comment

grão-de-bico – Autonomia Vegana (5)

Peguei essa receita no blog Papacapimveg e a fiz conforme os ingredientes que eu tinha no momento. Makluba é um prato tradicional consumido durante a quaresma dos palestinos cristãos. O meu ficou com mais líquido do que deveria, e também utilizei grão-de-bico ao invés do arroz basmati (esse nunca vi para vender por aqui), quis acrescentar pimentão e não usei couve-flor e cenoura. Então ficou bem improvisado e menos incrementado, mas acheimuito saboroso e a montagem dele muito bonita (mais o da receita original que o meu, confesso)!

Makluba (improvisado)

Ingredientes:
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– 2 berinjelas médias
– 1/2 pimentão amarelo
– 4 tomates italianos maduros
– 1 cebola grande
– 2 dentes de alho
– 1 colher (chá) de cominho
– 1 colher (café) de canela
– sal e pimenta do reino a gosto
– azeite
– cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
1. Corte as berinjelas no sentido do comprimento e deixe de molho na água com sal enquanto prepara os outros ingredientes. Isso tira seu sabor forte.
2. Corte a cebola e o pimentão em fatias, pique os dentes de alho e corte os tomates em fatias grossas.
3. Tire o excesso de água das berinjelas e grelhe em um fio de azeite em uma frigideira, até tostar dos dois lados. Reserve.
4. Em mais um pouco de azeite frite a cebola e depois acrescente o alho. Acrescente o cominho e a canela. Reserve.
5. Para a montagem coloque as fatias de tomate em uma frigideira grande. Em seguida acrescente a cebola e o alho, a berinjela, pimentão e o grão-de-bico cozido. Tempere com sal a medida que for colocando os ingredientes, e por último coloque a pimenta e cheiro verde a gosto.
6. Acrescente um pouco de água até cobrir o pimentão e cozinhe em fogo alto até que todos os ingredientes estejam macios, ou até que a água tenha secado quase completamente. É bom deixar um pouquinho de água no fundo para que fique suculento (mas não tanta como eu acabei fazendo, como dá pra ver na foto).
7. Depois depronto deixe o makluba descansar por 5 minutos com a panela tampada e o vire em um refratário. Se algo ficar grudado no fundo da panela, desgrude com uma colher e monte no refratário. O meu não grudou, mas eu precisei dar uma ajeitadinha depois. Agora é só servir :}

grão-de-bico – Autonomia Vegana (7)

October 7, 2014Autonomia VeganaLeave a comment

Sabe quando você faz um bolo e fica raspando o restinho de massa do bowl eda colher que você usou pra bater? É essa a relação que eu tenho com o homus :) Eu adoro essa pastinha de grão-de-bico, é um dos modos que mais gosto de prepará-lo. Não tem como não querer raspar o restinho que fica no liquidificador :)Fica uma delíciacom saladas, lanches e na minha opinião até puro! Então aqui vai a receita:

Homus

grão-de-bico – Autonomia Vegana (10)

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de grão-de-bico
– 2 colheres (sopa) de tahine (não o molho, mas a pasta de gergelim do jeito que vem na embalagem)
– 2 dentes de alho
– suco de 1 limão
– 1 colher (sopa) de azeite
– sal a gosto

Modo de preparo:
1. Deixe o grão-de-bico de molho por 12 horas. Depois disso, cozinhe na pressão por 20 minutos.
2. Bata no liquidificador o tahine, alho, limão e azeite.
3. Adicione o grão-de-bico com a água de seu cozimento aos poucos, até obter uma textura cremosa. Coloque sal a gosto.
4. Conserve em geladeira até o momento de servir.

October 4, 2014October 4, 2014Autonomia VeganaLeave a comment

grão-de-bico – Autonomia Vegana (11)

Aqui vai uma receita de falafel, que pode ser consumido como acompanhamento, aperitivo ou com pão sírio e salada. Fica muito bom com o molho de tahine por cima (receita no fim desse post).

Falafel

Ingredientes:
– 400g de grão-de-bico de molho por 12 horas
– 1/2 cebola
– 2 dentes de alho
– 2 colheres (sopa) de tempero para falafel*
– 1 colher (sopa) de gergelim torrado
– 1 colher (sopa) de gergelim cru
– 1 colher (chá) de fermento químico
– cheiro verde a gosto
– sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo:
1. Deixe o grão-de-bico de molho por 12 horas. Ele não é cozido para que sua textura fique crocante.
2. Escorra o grão-de-bico e no liquidificador ou multiprocessador coloque a cebola, alho, temperos, o cheiro verde, sal e pimenta. Adicione depois o gergelim e o fermento químico, misturando com uma colher.
3. Forme bolinhas com as mãos e as achate um pouco. A massa fica um pouco úmida mas a consistência fica boa para formar os bolinhos e fritá-los depois, portanto não é necessário acrescentar farinha.
4. Frite em óleo bem quente no fogo médio.
Rendimento: 24 bolinhos.

* comprei este tempero para falafel em um mercado, porém ele pode ser feito com coentro, cominho e hortelã a gosto.

o grão-de-bico triturado

grão-de-bico – Autonomia Vegana (15)

no prato está o falafel, babaganoush e tabule

August 29, 2014December 23, 2014Autonomia VeganaLeave a comment

Hamburguer de grão-de-bico é na minha opinião um dos mais gostosos e é algo muito simples de se fazer. Vou postar aqui uma receita minha, porém o legal é usar a criatividade e ir variando os temperos pra não ficar sempre com o mesmo sabor. Não coloquei alho nem cebola porque já tinha utilizado esses ingredientes no feijão que comi na mesma refeição, mas se for utilizar a cebola lembre-se que ela solta água, então talvez seja necessário um pouco mais de farinha na massa.

Hamburguer de grão-de-bico

Ingredientes:
– 1 e ¼ xícara (chá) de grão-de-bico, deixado de molho de 8 a 12 horas
– 1 colher (sopa) de azeite
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou outra que preferir
– 1 colher (chá) de páprica doce
– 1 colher (chá) de açafrão
– 1 colher (chá) de chimichurri
– cheiro verde a gosto
– sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite para que seus nutrientes sejam melhor aproveitados (veja mais sobre isso aqui) e para que ele cozinhe mais rápido.
  2. No dia seguinte, escorra os grãos e os coloque na panela de pressão com uma água nova, até cobri-los. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos depois de pegar pressão.
  3. Depois de cozidos, retire os grãos da pressão e escorra novamente a água. Em seguida bata no liquidificador ou multiprocessador. Eu prefiro triturá-los no liquidificador sem nenhuma água para não correr o risco da massa ficar muito mole e ter que colocar muita farinha depois para dar liga.
  4. Coloque a massa em um refratário e acrescente o azeite, páprica doce, açafrão, chimichurri, cheiro verde e sal. Misture tudo muito bem (eu prefiro fazer isso com as mãos para garantir que a massafiquehomogênea).
  5. Acrescente água aos poucos, até obter uma massa lisa mas não muito mole. Você pode fazer isso molhando as mãos ou colocando em colheradas.
  6. Acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo, misture bem e molde os hambúrgueres manualmente.
  7. Você grelhar em um fio de óleo na frigideira ou assar em forno médio.

Rende: 4 hambúrgueres

a massa de grão-de-bico após bater no liquidificador

a massa com todos os ingredientes misturados, exceto a farinha de trigo

grão-de-bico – Autonomia Vegana (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Rueben Jacobs

Last Updated:

Views: 6115

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rueben Jacobs

Birthday: 1999-03-14

Address: 951 Caterina Walk, Schambergerside, CA 67667-0896

Phone: +6881806848632

Job: Internal Education Planner

Hobby: Candle making, Cabaret, Poi, Gambling, Rock climbing, Wood carving, Computer programming

Introduction: My name is Rueben Jacobs, I am a cooperative, beautiful, kind, comfortable, glamorous, open, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.